terça-feira, 12 de julho de 2016

Nota de falecimento - Biografia de Luiza Barros, por Ir. Ailton Ferreira

Lamento muito informar o falecimento nesta manhã, da socióloga Luiza Barros, militante do Movimento Negro Brasileiro, ex-ministra de Promoção da Igualdade Racial do governo Dilma Rousseff. Luiza Barros foi secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia - SEPROMI, na gestão Jaques Wagner.

Intelectual disciplinada, mestre em Ciências Sociais pela UFBA, doutora em Sociologia pela Universidade de Michigan - EUA, ativista aguerrida, Luiza Barros deixa um legado, deixa exemplos, deixa lembranças. 

Conheci Luiza Barros nas primeiras reuniões que participei na casa da rua da Mouraria, onde funcionava o comitê do deputado Marcelo Cordeiro. Foi ali o meu primeiro contato com uma organização política do Movimento Negro, era o MNU com Luiza Barros, Luis Alberto, Bené, Tosta Passarinho, Wilson Santos, Lino Almeida, Albérico Paiva, José Aston Alcântara, Ana Célia Silva, dentre outras pessoas importantes mas que a memória me trai agora.

Quando gestor municipal na Prefeitura de Salvador, em 2004/2005, a Dra. Luiza Barros, então consultora da ONU, nos apresentou o Programa de Combate ao Racismo Institucional, o PCRI, ferramenta importante para construir a democracia racial nas organizações. 

Em 2011, com Raimundo Bujão e a então vereadora Marta Rodrigues, estive com a ministra Luiza Bairros para a construção da campanha contra o racismo na copa das confederações e na copa FIFA 2014. 

Com a morte precoce de Luiza Barrios, a Bahia e o Brasil perdem importante referência da luta da mulher negra e a luta contra o racismo perde uma guerreira estratégica.

O Bloco de Samba Alvorada e o Bloco Afro Ilê Aiyê, sentirão a ausência da foliã coerente Luiza Barros, ela que sempre teve um lado até mesmo na hora de brincar.

Ailton Ferreira
Sociólogo, ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra- CDCN, ex-secretário da Reparação Municipal de Salvador;
ex-superintendente de Direitos Humanos da Bahia; assessor especial do gabinete SEPROMI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário