sexta-feira, 29 de julho de 2016

Viagem a Angola - Rosário dos Pretos

Padre Lázaro Silva (Capelão/ Vigário da Venerável ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo - Irmandade dos Homens Pretos) e o Vice Prior Irmão Adonai Passos (Membro da V.O.3ª do R. de N. S. às P. do C. - Irmandade dos Homens Pretos ) visitaram Angola no fim do mês de Junho de 2016, com o propósito de aproximar as comunidades angolanas e a comunidade negra brasileira em Salvador, Brasil e esteve no Santuário da Mama Muxima.
 
A equipa, em Luanda desdobrou-se em contactos com varias entidades, para a facilitação da proximidade, Brasil-Angola. Segundo o padre Lázaro uma rota da companhia aérea angolana, TAAG, poderia permitir melhor o intercâmbio cultural e espiritual entre as comunidades.

A delegação em Luanda participou das festas de São João Baptista do Cacuaco e inteirou-se de algumas propostas pastorais das comunidades de Luanda. No dia 29 de Junho de 2016, no Ministério da Cultura e além da Ministra Carolina Cerqueira e recebeu a delegação num encontro que contou com a presença do Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias.

No fim do encontro a ministra valorizou o encontro apontando a existência reforça os laços culturais entre os povos brasileiros e angolanos. Para a ministra, a irmandade é o sinal de que a cultura dos povos de Angola está viva no povo brasileiro e a recuperação da história da irmandade permitirá a reconstrução da história dos antepassados.

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é uma confraria de culto católico, criada para abrigar a religiosidade do povo negro, que na época da escravidão era impedido de frequentar as mesmas igrejas dos senhores. Mantém em seu calendário uma devoção secular a Nossa Senhora do Rosário.

A Irmandade de Nossa Senhor do Rosário está no brasil desde o seculo XVI. Em Santos, a igreja matriz já tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário. A partir do fim do período colonial, as irmandades do Rosário passam a ser constituídas pelos “homens pretos”.

Fonte: O  APOSTOLADO - Jornal da Atualidade da CEAST

http://apostoladoangola.org/irmandade-do-rosario-dos-homens-pretos-angola/

Acessado em 29 de Julho de 2017 às 09h 22min

8 comentários:

  1. Meus sinceros parabéns aos Membros da Venerável Ordem Terceira e a dileta Irmandade dos Homens Pretos pelos avanços conquistados em especial ao assíduo Padre Lázaro e ao irmão amigo fervoroso Adonai Passos. Essa iniciativa enche de orgulho toda a Bahia Negra. AXÉ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vos agradecemos Sr. Roberto Rodrigues pelo carinho e ja foi enviado a Pe. Lázaro e ao Irmão Adonai Passos.
      Conseguimos avançar graças a todos que nos apoiam, nos incentivam e trabalham conosco.

      Excluir
  2. Caro amigo, boa tarde.
    Sempre vi em você aptidão para divulgar a cultura negra.
    Vai em frente que você sempre foi um negro decente e que as pessoas que te conhecem orgulham-se de serem suas amigas, independentes de raça, credo, sexo,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, Guilherme Moura.
      Obrigado pelo incentivo.
      Mensagem enviada ao Pe. Lazaro.

      Excluir
  3. Caro amigo, boa tarde.
    Sempre vi em você aptidão para divulgar a cultura negra.
    Vai em frente que você sempre foi um negro decente e que as pessoas que te conhecem orgulham-se de serem suas amigas, independentes de raça, credo, sexo,etc.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, Guilherme Moura.
    Obrigado pelo incentivo.
    Mensagem enviada ao Pe. Lazaro.

    ResponderExcluir
  5. Onde você leu Guilherme moura, leia-se Edson Barbosa. Guilherme é o meu filho. Não sei pq apareceu o nome dele. Fui eu q te passe a MSN, ex tudo.

    ResponderExcluir
  6. Onde você leu Guilherme moura, leia-se Edson Barbosa. Guilherme é o meu filho. Não sei pq apareceu o nome dele. Fui eu q te passe a MSN, ex tudo.

    ResponderExcluir