sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Festa da Boa Morte 2016

A Irmandade dos Homens Pretos, estará presente na Tradicional Festa da Irmandade da Boa Morte.
O onibus com os Irmãos e a Comunidade sairá dia 15/08/2016 as 07:00h e retorna dia 15/08/2016 as 17:00

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que é realizada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, desde o século XIX, inicia mais uma edição no dia 13 de agosto. O evento religioso, marcado por missas e procissões segue até o dia 17 do mesmo mês.
 A celebração é uma das mais importantes do calendário religioso do estado. O primeiro dia do evento, que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010 e possui mais de 200 anos, é dedicado às irmãs falecidas. As integrantes da irmandade saem em procissão carregando a imagem de Nossa Senhora do Rosário sobre um andor rumo a igreja que tem o nome da santa. 
No segundo dia, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, e o terceiro dia é dedicado a Nossa Senhora da Glória. Nos outros dois dias, samba de roda e oferta de pratos tradicionais servidos na Bahia, como caruru e cozido, marcam o evento.
Durante os cinco dias de festa, as irmãs vestem-se de branco e saem em procissões, carregando imagens e velas, além de entoar cânticos.


História
A história da Irmandade da Boa Morte é uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo Baiano, passada de mãe para filha por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade, as irmãs precisam ter mais de 50 anos e serem descendentes de africanos.

O culto a Nossa Senhora foi difundida pelo mundo ocidental, desde o século IX, através da expansão católica. As festividades têm forte tradição portuguesa, mas sofreu influência do catolicismo afro-brasileiro. Em Salvador, a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte é registrada desde o séc. XIX, exclusivamente feminina, localizada na Igreja da Barroquinha, em Salvador. A transferência da Irmandade para a cidade de Cachoeira ocorreu por volta de 1820.
Na cidade do Recôncavo Baiano, a Irmandade se instalou na casa de nº 41, chamada de Casa Estrela, local ainda hoje reverenciado pelas irmãs durante o trajeto da procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário